A ORELHA
A orelha, uma palavra tão pequena, perto do tão grande que ela representa em nossas vidas.
A orelha é simplesmente o nome da estrutura que compõem o sistema auditivo. Sua localização está bem atrás do osso que temos atrás da nossa orelha, ou seja, na região temporal do crânio. Ela é dividida em 3 partes: externa, média e interna. E é responsável pela função auditiva e pelo nosso equilíbrio. Olha, que genial!!!
A Orelha Externa, é a parte em que conseguimos visualizar no espelho, na pessoa ao nosso lado até colocamos brincos, que nada mais é que o pavilhão auricular, e vai até o meato acústico externo (buraquinho/canal auditivo), onde temos a formação do cerume ou cerúmen, conhecido como cera e onde a maioria das pessoas colocam a haste flexível, mais popularmente conhecido como “cotonete” (falaremos dele em um outro post). E a Orelha externa tem a função de captar as ondas sonoras, acústicas, que ouvimos.
CURIOSIDADE: Você sabia que o meato/canal auditivo externo tem seu 1/3 formado de cartilagem e os outros 2/3 dentro do osso temporal? E que este tem o formado de um “S”?
A Orelha Média, é composta pela membrana timpânica, famoso tímpano, os 3 ossículos (martelo, bigorna e estribo) e a Trompa de Eustáquio ou tuba auditiva, que é um canal que liga a faringe com a orelha, a janela oval e redonda. A função da Orelha Média é de transformar as ondas em vibrações mecânicas e emitir para a Orelha Interna
CURIOSIDADE: Você sabia que a membrana timpânica tem o formato de um cone de um alto-falante, é translúcida e bem fininha?
E a Orelha Interna, que tem na sua formação, a cóclea (que eu amooo de paixão), que é formada por líquido, células ciliadas (internas e externas) que ficam no Órgão de Corti, que transmite por meio de impulsos nervosos as vibrações para o nervo auditivo (Nervo Coclear), por onde os sinais elétricos produzidos pelas células ciliadas são enviados ao córtex cerebral, para que as informações sejam interpretadas; e o labirinto que tem 3 canais semicirculares e o vestíbulo, que são responsáveis pelo nosso equilíbrio,
CURIOSIDADE: Você sabia que dentro da sua cóclea existem 3.500 células ciliadas internas e 12.500 células ciliadas externas? E que elas não são substituíveis em momento algum de nossa vida? (Fica a dica!)